5G de um jeito que nunca te ensinaram

Um mês após estrear no Brasil, o chamado “full 5G” chegou a São Paulo, após Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Mas tem cidades com “5G fake” 

Tirando SP e Brasília, nas outras cidades, o 5G compartilha a faixa de transmissão do 4G“Tá, mas… na prática, o que isso muda?”

Em resumo: A velocidade é menor e perde qualidade da latência — tempo de resposta entre o comando e ele ser executado na internet —, ou seja, seu celular vai demorar um pouquinho mais pra fazer o que você pedir.

De qualquer forma, já está mais rápido do que antes, mais ainda vai melhorar. Dê uma olhada no potencial:

Importante destacar 

Note que o gráfico mostra a “velocidade máxima”. Mas, na prática, é muito difícil atingir essa velocidade. O 3G tem uma velocidade média de menos de 10 mega. Já a do 4G é de 45 mega.

E o 5G? A velocidade esperada é de 1.000 mega — 20 vezes maior que a de seu antecessor. Mas, pensando no potencial máximo, pode ser até 100x mais rápido que as velocidades atuais do 4G.

Quer um exemplo prático? O download de um vídeo de 25mb, que, com o 4G, demora 35 minutos, com o 5G, pode ser feito em apenas 21 segundosIncrível, né? Mas a mudança vai muito além disso…

Como o 5G pode impactar nossas vidas? 

Boa pergunta. Chamar o 5G de “internet mais rápida” é pouco para descrever todo o potencial da nova tecnologia. Então, afinal, o que muda com o 5G?

O mundo está se tornando móvel 

Estamos gerando e consumindo mais dados a cada ano e o número de pessoas conectadas só aumenta. Esses são os principais fatores de sobrecarga da infraestrutura das redes.

Quando chegar no último estágio, a expectativa é de que o 5G possa ser útil em diversas aplicações do dia a dia, e até mesmo substituir redes domésticas de wi-fi.

Muitos dos usos são voltados para Internet das Coisas (IoT), que, basicamente, consiste em uma rede de objetos físicos conectados a sensores, que processam os dados captados e trocam entre si.

Melhor do que a teoria é a prática. Aqui estão alguns exemplos de uso do 5G:

E não para por aí… 

Essas são algumas das principais portas que o 5G vai abrir. No entanto, por ser uma tecnologia nova, ainda há muito espaço para o imprevisível.

Podem surgir diversas outras utilidades que nem imaginamos serem possíveis. O que será que o futuro nos reserva?

Cidades com 5G mais rápido do mundo 

Coréia do Sul foi o primeiro país a adotar o 5G em larga escala, em abril de 2019. Saíram na frente e seguem no topo.

Bem que nosso Brasilzão podia estar na lista, né? Quem sabe um dia…


Fonte: The News

Compartilhe

Instituto Goiano

de Direito Digital