Uma aquarela de opções. Você já se perguntou por que o logotipo do Twitter é azul ou por que o McDonald’s usa vermelho junto com seus arcos dourados.
Nada é por acaso: As cores transmitem muito significado e emoção — e as grandes marcas sabem muito bem como usá-las.
Psicologia das cores. Essa é uma poderosa ferramenta do marketing, que pode influenciar 85% das decisões de compra.Isso tudo porque ela gera associações distintas.
No marketing, a cor pode afetar a forma como os clientes enxergam as diferentes marcas e produtos.
Por isso, é essencial escolher os tons que se alinham com os objetivos da empresa e com o público-alvo.
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Pergunte, ou olhe para o lado…
Para descobrir a percepção dos clientes, nada melhor do que fazer a simples pergunta: “O que te veio em mente ao olhar para essa logo?”
Agora, durante o processo de criação da sua marca, orientar a pesquisa pelo uso de cores de outros players do mercado pode ser uma boa.
Ou então, às vezes, a melhor estratégia é ser diferente. Por que não? É só pensar que um banco roxo tem mais de 60 milhões de contas. risos.
O que os grandes cases ensinam
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Twitter e Meta têm suas logos em azul, que transmite segurança, força, sabedoria e confiança.
Empresas de mídia social costumam escolher o azul porque precisam parecer confiáveis. Armazenagem de milhões de dados de usuários é pra poucos, né?
O canal do Bob Esponja nunca poderia ser preto. O splash laranja icônico da Nickelodeon desperta sentimentos de criatividade e até imaturidade, que combinam com a programação.
️ O preto, por outro lado, reflete sofisticação, poder e elegância. O cartão black não é black por acaso.
A Whole Foods — rede de supermercados dos EUA — usa o verde por conta da sua reputação de produtos frescos e de alta qualidade. Quem se considera “a mercearia mais saudável da América”, tem que usar uma cor associada à saúde e ao crescimento.
As crianças piram nele: O McLanche Feliz. Os arcos dourados do Méqui transmitem a positividade do amarelo.
Já o vermelho induz o apetite — como também gera uma associação jovem e feliz para a rede de fast-food.
Last but not least…
A cor escolhida é muito importante. Afinal, imagine uma empresa de câmeras de segurança com logo vermelho, que pode remeter ao perigo. Talvez não fosse a melhor decisão.
Só tenha cuidado para não deixar esse fator te desviar do foco no que é mais importante para um negócio: resolver um problema.
De nada adianta a cor perfeita se o arroz com feijão não for bem feito.
Fonte: The News