Empreendedorismo do mundo real

Cryptocurrency and business

Menos de 40% das empresas criadas no Brasil sobrevivem após cinco anos de atividades.

Quando olhamos para empresas que não têm funcionários, esse número cai para 32%. Já nos negócios com 10 ou mais trabalhadores a taxa é de cerca de 65% — o dobro.

Isso mostra que empresas maiores tendem a sobreviver por mais tempo. Veja no gráfico:

A COVID ainda não era nada… 

Por mais que o estudo seja de 2019 e não reflita os impactos da pandemia, mesmo hoje em dia, não é qualquer negócio que dura por muitos anos.

Ainda no ano passado, 1,4 milhão de negócios fecharam as portas, um aumento de 34% em relação a 2020, embora o saldo tenha ficado positivo em 2,6 milhões.

Das empresas criadas em 2021, oito em cada dez são microempreendedores individuais — os MEIs, cujo limite de faturamento atual é de R$ 81 mil por ano.

É o mesmo que dizer que, a cada 10 segundos, nasce um MEI no Brasil.

Pra te dar uma noção de grandeza… Hoje, no Brasil, são cerca de 20 milhões de empresas em atividade, sendo 70% delas MEIs.

Uma dose de realidade 

O senso comum diz que empresários são pessoas ricas e com a vida ganha. No entanto, esse pensamento está longe de ser verdade.

  • Da mesma forma que, na maioria das profissões, apenas um número pequeno de pessoas realmente ganha muito dinheiro.

Não importa se for um jogador de futebol, cozinheiro, nutricionista ou… empresário. O padrão se repete.

Quer ficar de queixo caído? 

Nove em cada dez donos de negócios no Brasil não têm funcionários. São empreendedores “faz-tudo” que trabalham por conta própria e executam todas as tarefas da empresa.

Além disso, quase metade dos donos ganham até um salário mínimo como renda mensal. Pra completar, pouco mais de 25% deles retiram de um a dois salários mínimos por mês.

Novamente: Apenas uma pequena fração realmente vai ganhar muito dinheiro — ainda que essa “fração” represente um número grande de pessoas.

A verdade que poucos falam 

Ninguém precisa criar um unicórnio. Pode ser que uma empresa de tamanho razoável já seria o suficiente para te deixar feliz e satisfeito.

  • Com as redes sociais, criou-se uma imagem romantizada do empreendedor.

A métrica de sucesso virou ter uma empresa que captou centenas de milhões de dólares avaliada em US$ 1 bilhão e aparecer na capa da Forbes.

Mas não precisa ser assim…

No fim das contas, o segredo é você ter clareza. Se pergunte o porquê de você querer ter seu próprio negócio.

Se o que você busca é “apenas” mais autonomia e um salário maior que o seu atual, seu objetivo pode estar mais próximo do que você imagina.

Já, para quem quer ter um negócio que domine o mundo, o jogo é outro.

  • E não precisa jogar tudo pro ar e largar seu emprego.

Às vezes, aquela dedicação extra, entre o fim do expediente e a hora de dormir, junto aos fins de semana, são suficientes para dar o primeiro passo que vai tirar seu sonho do papel.

Fonte: The News

Compartilhe

Instituto Goiano

de Direito Digital