Você vai ser substituído por um robô?

Robot informant in the store

Hoje é dia de descobrir. Por mais que você não queira que uma máquina ocupe o seu lugar, não dá pra lutar contra o futuro.

  • Com o avanço da tecnologia, muitas profissões deixarão de existir, e linhas de código substituirão pessoas em tarefas que podem ser automatizadas.

Um estudo recente concluiu que quase 60% das ocupações que existem hoje no Brasil podem ser automatizadas e deixar de existir nos próximos 10 a 20 anos. Essas são as profissões que estão com os dias contados:

O que elas têm em comum? 

De forma resumida, podemos perceber que muitos deles são trabalhos repetitivos ou até manuais.

Além disso, lembre-se que é comum que negócios busquem ao máximo simplificar a jornada de consumo de seus clientes.

  • Naturalmente, muitos intermediários também podem ter suas tarefas automatizadas e serem trocados por máquinas.

O estudo ainda observou que empregos no setor informal têm maiores chances de serem eliminados pela automação, considerando as tecnologias já existentes, quando comparados ao setor formal (carteira assinada).

É motivo de desespero? 

Muita calma nessa hora. Ainda que você tenha algum desses cargos, não quer dizer que você será substituído com toda a certeza do mundo.

Uma coisa é o Itaim Bibi, no miolinho de São Paulo. Outra coisa são as milhares de regiões periféricas, interioranas e distantes de grandes centros urbanos que temos ao redor do país.

São realidades e perspectivas totalmente diferentes. Em alguns lugares, a penetração de novas tecnologias é muito menor do que em outros.

Sem contar que…

Mesmo com as tecnologias existindo, não são todas as empresas que vão adotá-las — por conta de fatores como a dificuldades de importação de equipamentos, necessidade de treinamento de funcionários, custos elevados ou competitividade do setor.

Dessa forma, quando dizemos que um emprego vai desaparecer, a verdade é que muitas tarefas das pessoas que desempenham esses papeis poderão ser substituídas por computadores.

Ser possível não quer dizer que vai, com certeza, acontecer.

Tem gente que, simplesmente, não vai ser substituída. Pelo menos, não tão cedo. Não se desespere. risos. Apenas ligue um alerta e busque se especializar.

Agora, veja as profissões que estão do outro lado da moeda:

Uma característica muito comum delas é a subjetividade 

Ao contrário das profissões que têm mais chances de serem automatizadas, não são tão bem definidas. Não é preto no branco. Não existe um jeito exato ou um passo a passo para exercê-las.

Desse modo, boa parte das decisões do dia a dia desses profissionais são individuais e subjetivasfazendo com que seja muito mais difícil automatizá-las.

Convenhamos… Seria um tanto quanto bizarro ir à terapia conversar com um robô (risos), visto que é um trabalho que envolve lidar com pessoas e emoções.

Fonte: The News

Compartilhe

Instituto Goiano

de Direito Digital