Seja ele seu companheiro na hora de lavar a louça, na hora do trânsito ou da academia, há grandes chances de você consumir podcasts.
Podcasts nada mais são do que um conteúdo de áudio em formato digital, disponibilizado na internet.
Eles já existem há um tempo, mas começaram a se popularizar com muita força nos últimos anos — ainda mais com a pandemia —, através das plataformas de streaming.
Principalmente no Brasil. Além de um dos países que mais utiliza a internet, somos o líder quando o assunto são podcasts:
Flow puxou o bonde. Os podcasts se fortaleceram bastante no formato de entrevistas. O primeiro a ganhar muita relevância foi o Flow Podcast, que adotou e popularizou um modelo parecido com o que o americano Joe Rogan fazia lá fora.
Logo em seguida veio o Podpah, que hoje é o mais ouvido do Brasil. A briga é muito boa:
Isso sem contar todas as visualizações em outras plataformas de streaming e trechos postados nas redes sociais — além dos canais de cortes no próprio YouTube.
No caso do Flow, ainda existem os outros podcasts produzidos por eles — tanto próprios quanto de terceiros (inclusive, aqui você encontra um trecho do nosso CEO no podcast de negócios do Flow).
Ao considerar tudo isso, estamos falando de conteúdos que geraram alguns bilhões de visualizações. É de deixar o queixo caído….
Depois do sucesso barulhento desses dois podcasts, diversos outros influenciadores e empresas entraram na onda e lançaram seus próprios.
Se vale a pena? Os números falam por si só. Veja como a popularidade desse tipo de conteúdo vem crescendo no Brasil, em todas as faixas etárias:
Das mais de 10 horas que os brasileiros passam por dia, em média, utilizando a internet, 1 hora é apenas ouvindo podcasts.
Menção honrosa
Além do Brasil, outro país cuja população adora um podcast é a Suécia, que também lidera o ranking em algumas pesquisas.
Não dava pra esperar menos do país em que o Spotify foi criado. risos.
Como os podcasts fazem dinheiro?
As formas mais comuns são os anúncios — tanto das próprias plataformas de streaming quanto patrocinadores dos programas.
Pra você ter uma ideia, os gastos globais com anúncios em podcasts multiplicaram em quase quatro vezes entre 2017 e 2021. E a tendência é de alta:
Além da publicidade
Existem outras formas de monetização, como a divulgação e venda de produtos ou serviços próprios durante as transmissões.
Sem contar as marcas que adotam o formato apenas para gerar conteúdo e, com isso, ampliar seu alcance. Nesse caso, a monetização acaba vindo de forma indireta.
Mas, de qualquer forma, embora o mercado esteja cada vez mais disputado, os podcasts podem ser um excelente formato para marcas conversarem com seu público e gerarem valor.
Os podcasts mais ouvidos por categoria
Fonte: The News