Americanas e Submarino fora do ar: usuários reportam instabilidade e possível ataque cracker

Americanas e Submarino fora do ar

Na manhã deste sábado (19), dois dos maiores nomes do varejo brasileiro apresentaram instabilidade, ficando indisponíveis para compras. Usuários nas redes sociais reclamam e alguns até indicam redirecionamento para site pornô.

Responsáveis por deter boa parte do público usuário de e-commerce, Submarino e Americanas, ambas do grupo B2W – responsável também por ter em seu guarda-chuva grandes nomes como Shoptime, apresentaram instabilidade na manhã de hoje, ficando fora do ar.

O conhecido serviço Down for Everyone or Just Me, amplamente usado para checar a disponibilidade de sites, confirmou a queda.

No entanto, ao que indicam alguns usuários no Twitter, o que poderia ser uma simples instabilidade, normal de acontecer a qualquer site hospedado na internet, pode esconder um problema muito maior, indicando talvez até mesmo uma falha de segurança por parte dos sites de varejo.

Segundo alguns usuários da rede social, ao tentar entrar no site das lojas, o acesso estaria sendo redirecionado para o PornHub, famosa plataforma online de entretenimento adulto.

Confira o vídeo abaixo, do usuário @ruizlenatogs, demonstrando a falha. Outros usuários da rede também reportaram o mesmo comportamento.

Em testes realizados aqui na redação, no entanto, não notamos a falha; indicando que pelo menos essa parte do problema já foi resolvida. Os sites de ambas as lojas até o momento dessa publicação continuam fora do ar. Outros sites do grupo B2W estão funcionando normalmente.

Americanas e Submarino: vazamento de dados e ataque cracker

Conforme publicação abaixo, os sites Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato (todos da B2W), possivelmente sofreram um ataque cracker (criminosos na internet).

Inclusive, na manhã deste sábado (19), o IGDD realizou alguns testes e percebeu que os portais realmente estão fora do ar.

Ainda não há maiores informações sobre a real causa da instabilidade dos portais de e-commerce, nem mesmo sobre a segurança dos dados dos clientes.

Submarino e Americanas ainda não se posicionaram.


Com informações do portal Tudo Celular

Compartilhe

Instituto Goiano

de Direito Digital